DICA MASTER
Massas de modelar – massinha, para os íntimos – são aqueles materiais que toda criança ama. Coloridas como os lápis de cor, vibrantes como as canetinhas, mas com a consistência e a textura que só elas poderiam proporcionar. É com esse tipo de produto que os pequenos criam de tudo e podem materializar fisicamente o que imaginam. De pequenas esculturas aos seus próprios brinquedos, o céu é o limite quando se tem uma caixa de massa de modelar à mão.
Mas você sabia que, além de uma brincadeira supergostosa, a massinha também garante benefícios únicos para o desenvolvimento infantil? Isso acontece porque a atividade ajuda não só a trabalhar a criatividade, mas também as habilidades motoras e diversas sensações ligadas à percepção de forma e espaço.
A Master conta com linhas de massas de modelar perfeitas para o uso infantil, disponíveis na caixa com seis ou doze cores. Elas são atóxicas, produzidas à base de amido de milho, o que as torna ideal para os trabalhos escolares da criançada. Porque se divertir é bom, mas se divertir em segurança é melhor ainda!
Pensando nisso, listamos cinco motivos para comprovar que a massinha é a atividade perfeita para quem está começando a dar asas à imaginação:
1) É divertido!
Se você já passou algum tempo modelando algo com massinha, sabe: é muito prazeroso amassar, enrolar e ver elas criando novas formas de acordo com o movimento das mãos. É um material completamente flexível à sua disposição, pronto para ter a forma que sua criatividade mandar.
2) Ajuda na coordenação motora
Para as crianças, além de uma atividade divertida, a massa de modelar também serve como uma preparação para a vida. Ela ajuda a estimular as habilidades motoras finas, que estão relacionadas à agilidade, à força e à destreza dos dedos. Brincar com elas, portanto, ajudará em outras atividades no futuro, como aprender a escrever.
3) Desenvolve as percepções
Modelar massinha em sala de aula colabora com a compreensão das crianças em relação à percepção de formas e de espaço. Criando suas obras com o material, elas compreendem e se acostumam com variações de tamanho. Conseguem também ter as primeiras noções de proporção: elas imaginam uma bola de futebol, por exemplo, e tentam reproduzi-las, mas logo percebem que é necessário adaptar a proporção para que o material comporte.
Em sua imaginação, a bolinha que cabe na ponta dos dedos de uma mão é a representação da bola original que necessitaria das duas mãos para segurar. É o momento que elas entendem que diferentes tamanhos podem ser simulados desde que algumas regrinhas lógicas sejam seguidas.
4) Desenvolve a criatividade e alimenta a autoestima
A imaginação não tem fronteiras quando se é criança, e poder materializá-la é transformador. A criatividade se desenvolve à medida que percebem que, em determinadas situações, a imaginação pode se transformar em realidade. Isso não só as leva a pensar em novas criações, mas também eleva a autoestima.
A prática de representar as ideias em modelagem, nessa altura da vida, é fundamental para que elas percebam que têm a capacidade de concretizar coisas. Consequentemente, a confiança é alimentada.
5) Proporciona tranquilidade e concentração
Cada criança é única. Umas mais tranquilas, outras mais agitadas. Mas até as que são ligadas no 220 encontram um momento de contemplação brincando com massa de modelar. E isso é comprovado por especialistas: seja a curto ou longo prazo, a atividade é considerada motivadora e divertida o suficiente para mantê-las ocupadas por longos períodos de tempo.
Essa ocupação, apesar de desafiadora, já que elas passam a se dedicar efusivamente a criar a figura que imaginam em suas cabeças, também é relaxante. É comprovado que em muitos momentos de tensão ou inquietação, brincar com massinha ajuda a tranquilizar os pequenos.
Convencido? As massas de modelar da Master estão à disposição para estimular o melhor da criançada. Saiba mais: www.produtosmaster.com.br