DICA MASTER
Existem variadas combinações dentro do círculo cromático de acordo com o seu objetivo
Você já ouviu falar em círculo cromático? Ele traz uma representação em formato circular das cores que são percebidas pelo olho humano. Essa ferramenta é muito utilizada em diversas áreas, tais como arquitetura, decoração, design ou qualquer outro tipo de projeto visual. No desenvolvimento de desenhos ou pinturas, conhecer as variações de cores, além de ajudar a trazer asas à imaginação, também auxilia na hora de trazer equilíbrio para a criação artística.
Teoria das cores: um pouco da história do círculo cromático
A primeira versão com os dados que dariam origem à teoria das cores é bem mais antiga, sendo atribuída ao famoso pintor Leonardo da Vinci. Já o aparato que foi a base para a criação do aparelho que futuramente ficou conhecido como círculo cromático foi desenvolvido por Isaac Newton por volta de 1665. A partir de um experimento com o prisma de vidro, ele conseguiu detectar com a dispersão da luz branca, que era possível dar origem a novas cores.
Além disso, outros estudiosos, como Johann Wolfgang von Goethe, ainda trouxeram as suas contribuições para a utilização do equipamento, como a teoria de que o cérebro reage a sensações trazidas pelas cores, como tranquilidade, paz, alegria, fome, entre outros. Já Johannes Itten, no ano de 1920, padronizou a ferramenta para o estudo do design e das artes da forma em que a conhecemos atualmente.
Para que serve e como o círculo cromático funciona?
O círculo cromático auxilia a organizar o espectro de cores. Geralmente, ele possui 12 cores, sendo elas, as cores primárias: vermelho, azul e amarelo. A partir delas, é possível criar as cores secundárias: laranja, roxo etc. Também temos as cores terciárias, no fim, formando 12 cores. Existe também a divisão entre cores frias e cores quentes, que são:
Cores frias: tons de verde, azul, índigo e roxo.
Cores quentes: tons de amarelo, laranja, vermelho e fúcsia.
Cores neutras: preto, branco e tons de cinza.
Veja algumas combinações de cores no círculo cromático
Existem variadas combinações possíveis dentro do círculo cromático de acordo com o objetivo final. Listamos algumas delas abaixo:
· Seguindo um conceito simples para utilizar o tom sobre tom ou monocromático, que utiliza a mesma cor em algumas variações diferentes, trazendo harmonia.
· Já a combinação análoga é quando se escolhe cores que estão próximas para criar as combinações, gerando pouco contraste. Agora quando o desejo é criar alto contraste, a melhor opção é escolher cores que estejam posicionadas de forma oposta dentro do círculo.
· Quando o desejo é criar combinações que sejam ousadas e ao mesmo tempo criativas, é possível utilizar uma combinação com três cores que estejam dentro do círculo, mas posicionadas nas extremidades do mesmo.
Ainda temos a opção de utilizar combinações que sejam neutras ou acromáticas, ou seja, branco, preto e tons acinzentados.
Círculo cromático na prática: como criar as combinações
Ainda falando sobre a utilização da ferramenta, é possível fazer algumas associações para construir as paletas para auxiliar os designers e artistas a criarem uma harmonia entre elas.
Por exemplo, as cores complementares são aquelas que estão opostas dentro desse círculo, como: o azul e o laranja estão em lados opostos, logo, elas se complementam; assim como o vermelho e o verde; ou o azul e o amarelo. São cores que estão distantes, mas ao mesmo tempo, se complementam, então, se elas são utilizadas em uma pintura, desenho ou algum material gráfico, a combinação de cores acaba sendo mais agradável. Além disso, dentro do círculo cromático é possível traçar alguns desenhos, como um triângulo ou um círculo para encontrar as melhores combinações.
Também é possível encontrar as cores análogas, como o vermelho e o violeta ou o laranja, que estão nas laterais e são conhecidas como cores análogas que também se harmonizam entre si. Ele é basicamente um guia, uma ferramenta e um mecanismo utilizado para encontrar a melhor harmonia de cores para um projeto.
Quer saber como melhorar a sua pintura e aprender técnicas para usar o giz de cera?