DICA MASTER
Um dos desafios na pintura com guache é chegar na consistência correta
A tinta guache faz parte do dia a dia de muitas pessoas, tanto crianças, seus familiares e professores, quanto artistas que trabalham com pintura. Muitos têm dúvidas sobre a melhor forma de uso da tinta guache e alguns acabam confundindo com outro tipo de tinta à base de água, como a aquarela, pois elas são bem parecidas na composição, mas enquanto a primeira tem um acabamento mais opaco, a segunda possui um acabamento mais transparente.
Um dos maiores desafios para quem está iniciando na pintura com guache é chegar na consistência correta da tinta, por isso, a melhor escolha é optar pela utilização de tinta fresca e materiais de qualidade. Além disso, aderir a algumas técnicas, como utilizar pincéis de cerdas sintéticas, ajuda a ter um melhor resultado, pois eles funcionam melhor na utilização de tinta guache, pois ela possui uma capacidade de retenção de água bem menor, ajudando a controlar melhor a quantidade de água, evitando também algumas estrias nas camadas de tinta.
Diferenças entre tinta guache e aquarela
Segundo Jéssica Gonçalves, uma entusiasta das pinturas em aquarela nas redes sociais, a tinta guache também pertence a um meio de tinturas à base de água, mas não tem a mesma transparência da aquarela. “A principal diferença entre o guache e a aquarela é o brilho e a opacidade. Enquanto a tinta guache possui cores mais fortes e intensas, a aquarela é mais transparente e diluída”, ressalta.
Já na aquarela, quando construímos camadas com sobreposição de outras camadas, elas são bem aparentes, por conta da transparência desse tipo de tinta. Outro aspecto bem comum nessa técnica é que para clarear uma cor, usamos água e não branco. Quanto mais água adicionarmos, mais clara a cor fica. “Nas camadas do guache, conseguimos sobrepor as cores, quando acrescentamos um pigmento escuro, por exemplo, é possível adicionar um pigmento claro sem modificar a cor adicionada ou a camada debaixo”, complementa.
Técnicas para melhorar a habilidade com tinta guache
Uma das melhores maneiras de melhorar a habilidade com guache é entender o que é esse material. O guache é uma tinta à base de água, semelhante à aquarela, mas com uma carga maior de aditivos, além do pigmento e maior opacidade. Ela também é diferente da tinta acrílica – que é outra tinta à base de água -, pois ela pode ser reumedecida como a aquarela enquanto a acrílica não pode. Além de possuir um toque mais seco e tátil, que seca suavemente e possui um acabamento fosco.
Veja as dicas para melhorar a sua pintura com tinta guache:
– Utilize tinta fresca.
– Não confunda guache com aquarela.
– Utilize a quantidade correta de água, quando necessário.
– Verifique a consistência da tinta para manter a opacidade.
– Opte por pincéis sintéticos, pois eles funcionam melhor para o guache.
Entre as principais diferenças entre a tinta guache e a tinta aquarelada, são os tamanhos das partículas de pigmentos, maiores no guache, que contém aglutinantes como a goma arábica, utilizada para encorpar a tinta.
Vale destacar que a tinta guache da Master já vem pronta, sem que exista a necessidade de misturar com água, o que facilita o seu processo criativo de pintura.
Quer saber como fazer combinações de cores com o círculo cromático? Acesse: Descubra como combinar cores com o uso do círculo cromático